quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Desanimo


Não é fácil encontrar alguém que esteja sempre disposto a ir à academia, correr, dançar, nadar ou fazer qualquer exercício físico. Mesmo que a pessoa adore a actividade que pratica, ter altos e baixos na disposição é muito normal.
Listamos algumas dicas para sair do período de desânimo e aumentar a motivação para praticar exercícios, por mais difícil que pareça:
  • Crie novas metas, como tantos quilos a perder, centímetros de braço a ganhar, taxa de gordura corporal a reduzir, ansiedade para diminuir ou qualquer outro objectivo que você queira. Quando nos encontramos diante de um desafio, funcionamos muito melhor.  Mentalize um objectivo e trace um planeamento  Apenas lembre-se de que o grau de dificuldade deve ser aumentado aos poucos, já que começar com algo muito difícil pode piorar ainda mais a motivação. Por exemplo, se você quer perder 10 kg, não comece com essa meta. Pense: vou perder 3 kg em determinado período, mais 5 kg em outro, e assim por diante. Nesse assunto, não existem resultados imediatos – nem fáceis.
    Você pode registar sua evolução diária em uma agenda, como o percurso percorrido numa corrida, e ao final, perceberá sua evolução gradativa e se sentirá mais motivo para seguir adiante.
  • Não radicalize na dieta. Se você tem uma alimentação desregrada, não adianta mudar de uma hora outra para algo muito radical. Seu corpo deve se adaptar aos poucos a nova rotina, seguir um cardápio muito restrito, sem passar por um período de adaptação, pode te deixar fraco e sem energia, logo, desanimado. Além disso, o baixo consumo de carboidratos afecta o humor (e a força, necessária nas actividades . Consulte sempre um nutricionista e converse com ele sobre seu objectivo e necessidades.
  • Tudo bem, é difícil pensar na sensação gostosa que sentimos depois de praticar exercícios quando estamos no conforto do sofá. Costumamos focar apenas na preguiça pré-actividade. Inverta o pensamento: ao se exercitar, o organismo produz endorfina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e relaxamento, por isso nos sentimos tão bem depois de um treino. Você sabia que algumas pessoas chegam a ficar ansiosas, irritadas, depressivas, cansadas e com mau humor por não estar praticando actividades físicas?
  • Experimente encontrar uma companhia, procure um amigo ou companheiro divertido, assim, os dois se motivam. Nada de escolher uma pessoa ainda mais desanimada que você!  Se não encontrar ninguém, um personal trainer pode ser a saída. Ele desenvolve treinos específicos para você e praticados na hora que lhe for melhor. Além disso, nada como ter alguém que, além de fazer companhia, ainda lhe orienta e estimula durante a prática de exercícios.
  • Um dos segredos da motivação está na hora em que se vai treinar. Procure realizar exercícios no início do dia. Segundo estudos, existe uma certa quantidade de força limitada para cada dia, portanto, conforme as horas passam e as pessoas gastam forças em outras  atividades cotidianas, a motivação é perdida. Mas é claro que essa regra não vale para todos. Algumas pessoas se sentem melhor treinando à noite, outras durante a tarde… Você deve observar o horário em que se sente mais disposto e ajustar sua agenda.
Seja qual for a técnica escolhida para mandar o desânimo embora e recuperar a empolgação, cuide para que o período de desmotivação não seja longo. Quando estamos animados, além de conseguir realizar o exercício mais facilmente e com mais prazer, ainda obtemos melhores resultados!

Sem comentários:

Enviar um comentário